ADS

Destaques

5 milhões é o custo para manter Lula preso em Curitiba até agora


De acordo com algumas publicações divulgadas na Gazeta do Povo, e em outras mídias, o custo da Polícia Federal do Paraná é, até o momento, de R$ 4,8 milhões para manter Lula na cela improvisada, levando em consideração todo o aparato formado para conter uma vigilância ativa contra manifestações na região e no entorno do lugar; assim como um reforço na segurança para os moradores, que dizem que desde quando Lula foi preso, a rotina mudou; também inclui o pagamento de horas extras dos funcionários.

Com medo, pessoas evitam sair de casa, já que os manifestantes do Partido dos Trabalhadores, são normalmente conhecidos como violentos, provocando ações de vandalismo, principalmente contra pessoas que são a favor da prisão de Lula, usando palavras de baixo calão, gritando, fazendo badernas, e em algumas vezes até batendo nas pessoas que passam pela rua.

A PF de Curitiba gasta aproximadamente R$ 300 mil reais por mês, e o pedido da transferência de Lula foi feito em Abril de 2018, logo no início da pena, já prevendo o alto custo decorrido, já que esta sala que foi montada no último andar da superintendência da Polícia Federal do Paraná, é uma sala improvisada de 15m², com cama, armário, banheiro com chuveiro e água quente, televisão com canais abertos, e uma esteira ergonômica para se exercitar.

O ex-presidente foi preso no dia 7 de Abril de 2018, condenado a 8 anos e 10 meses de prisão.

Não é previsto na constituição nenhum tipo de cela especial ou improvisada para ex-presidente da república, e a transferência que foi barrada para Tremembé, gerou polêmica pelos esquerdistas, principalmente depois que João Dória falou que ele seria tratado igual a qualquer outro preso, ou seja, perderia as regalias que está tendo.

Como todos sabem, o STF votou contra a transferência, mantendo os altos gastos do governo do Paraná na prisão de Lula.

Os principais custos elevados, são referentes a vigilância 24 horas, e deslocamento de policias de regiões mais distantes (que não são de Curitiba) a ficarem na superintendência e nas regiões, gerando gastos com hora extra e deslocamento. Na rotina tradicional, estes policiais retornariam para suas cidades as quais fazem parte.

Se alguém lembra da entrevista que ele fez a Folha, disse que estava passando bem, como se estivesse morando sozinho, e que nunca morou sozinho; apesar dele não lavar a própria roupa, ter sempre alguém que faça isto para ele, parece estar bem acomodado, não é mesmo?

Condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, e ainda consegue fazer todos ao seu entorno torrarem o dinheiro do povo. O que você acha disto?

Mais informações:
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/prisao-lula-curitiba-custo/
https://ndmais.com.br/blogs-e-colunas/esplanada/pf-gasta-r-300-mil-por-mes-com-lula/
https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/politica/coluna-esplanada-1.1818661/custo-lula-1.1859245
https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/04/23/maioria-da-5a-turma-do-stj-mantem-condenacao-mas-vota-pela-reducao-da-pena-de-lula.ghtml

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.