ADS

Destaques

Alberto Fernández na Argentina, fica a frente do atual presidente Mauricio Macri

Mauricio Macri, atual presidente da Argentina
Nas eleições na Argentina, as eleições prévias mostram que Alberto Fernández bateu o atual presidente do país: Mauricio Macri.

Estas eleições prévias são obrigatórias na Argentina, e serve para definir os candidatos dos partidos para as eleições de Outubro, além de também servirem como uma imensa pesquisa eleitoral.

Alberto Fernández, e vice Cristina Kirchner, com 47,66% dos votos, e Macri com 32,08%. Roberto Lavagna, em terceiro lugar com 8,23%.

Alberto Fernández, partido da oposição do governo atual.
Mas, Alberto Fernández é um personagem de direita ou de esquerda? A grande realidade é que ele é, de acordo com o site "Jornal do Comércio", um "Camaleão Ideológico". Começou sua carreira sendo de direita, mas após as revoluções que ocorreram na Argentina, saiu da ideologia de direita, principalmente por criticar o governo de Cristina Kirchner (de esquerda), mas, o mundo dá voltas, e ela, envolvida com alguns problemas familiares, acabou sendo vice de Alberto Fernández nesta eleição, o que fez ele disparar.

Apesar de ter um viés ideológico de, supostamente um ex-direita, ainda possui ideias de livre mercado, e redução de tributação para o setor rural, adquirindo grande parte dos eleitores que não ficaram contentes com o atual presidente Mauricio Macri.

Atualização às 15h40:
Erroneamente, notamos como Cristina Kirchner como de direita, mas não, ela vem de um partido que se juntou com o Partido Comunista e o Partido Humanista. O partido da qual faz parte, é o Partido Justicialista. Apesar de ser um partido muito grande, há vários membros deste partido que é contra o Kirchnerismo.

Cristina Kirchner - O Kirchnerismo

De acordo com a Wikipédia, o Kirchnerismo deriva-se da filosofia de política de Néstor Kirchner, que foi presidente na Argentina entre 2003 à 2007, sucedido pela sua esposa Cristina Kirchner, de 2007 à 2015. Ambos, vem da ala esquerda do peronismo.

Peronismo

Peronismo é o nome genérico ao "Movimento Nacional Justicialista", criado por um militar argentino eleito em 1946, 1951 e 1973.

O Movimento Justicialista transformou-se, mais tarde em Partido Justicialista, que é a força política maioritária na Argentina.

Alguns dos termos denominantes da filosofia do peronismo:

- Democracia realizada pelo interesse do povo.
- Peronismo é essencialmente popular, e ser anti-popular é ser anti-peronismo.
- Peronista trabalha para um movimento.
- Só existe uma classe de homens: os que trabalham.
- Para o peronista, só importa outro peronista.
- Braços do peronismo é a justiça social e ajuda social.
- Os únicos privilegiados são crianças.
- Própria doutrina política, econômica e social: justicialismo.
- Justicialismo é uma nova filosofia de vida simples, prática, popular, profundamente cristã e profundamente humanista.
- Constituir um governo centralizado, um estado organizado e um povo livre.
- Política não é um fim, mas apenas um meio para o bem do país, que é a felicidade de seus filhos e grandeza nacional.
- Como doutrina política, justicialismo feito equilíbrio certo entre o indivíduo e a comunidade.
- Os dois braços do peronismo são a justiça social e bem-estar social. Com eles, dar um abraço ao povo de justiça e amor.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/08/11/macri-diz-que-teve-uma-eleicao-ruim-nas-previas-da-corrida-presidencial-na-argentina.ghtml
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/08/pesquisas-sugerem-vitoria-da-chapa-de-oposicao-nas-primarias-da-argentina.shtml
https://www.brasil247.com/blog/argentinos-dao-aviso-previo-pro-amigo-do-bolsonaro
https://www.metropoles.com/mundo/argentina-projecao-indica-vitoria-da-chapa-de-kirchner-em-primarias
https://www.dn.pt/mundo/interior/alberto-fernandez-foi-o-candidato-presidencial-mais-votado-nas-primarias-na-argentina-11201259.html
https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/internacional/2019/06/686964-veterano-alberto-fernandez-e-camaleao-ideologico.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kirchnerismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Peronismo

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.