ADS

Destaques

EUA tem Brasil como aliado preferencial fora da Otan


Parece que as coisas no governo Bolsonaro para o nosso país vizinho estão andando e fluindo muito bem, mesmo com tantas polêmicas causadas por algumas verdades ditas pelo presidente em terras tupiniquins, mas a máquina não para, e Donald Trump fez na quarta-feira (31) o que havia prometido a Bolsonaro em março deste ano: ter o Brasil como um aliado preferencial fora da Otan, o grupo dos países ricos, denominado de Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Um dos itens que tem sua principal importância neste acordo, é a facilidade de exportação de armas, beneficiando a área militar do governo (de ambos os países) que terão isenção de determinadas burocracias atualmente envolvidas nesta situação, facilitando que ambos os países tenham um fortalecimento de armas de fogo contra o crime organizado.

Artigos de defesa do governo norte americano também podem entrar na lista de itens que os países poderão trocar de graça ou a preço de custo, como equipamentos em excesso que não estão em uso.

O Brasil também poderá participar de licitações no governo americano na área de defesa, e facilidade na compra de equipamentos e tecnologias espaciais, item que o governo local tem pensado com certa relevância até mesmo para colocar mais satélites sobre o país, inclusive melhores satélites que os atuais, que já possuem uma tecnologia defasada mediante outros satélites mais modernos.

Um ponto importante é que os satélites que temos para fiscalizar a Amazônia, por exemplo, possui dificuldades em realizar a análise de todo o território com uma precisão maior, pois quando foi construído, a lente da câmera instalada não tinha tanta resolução como as câmeras atuais, ou seja, seria necessário um "upgrade", ou então a instalação de um novo satélite já como um apoio secundário com novas tecnologias.

Foi Trump que em Março disse que além de colocar o país como aliado preferencial, tentar inserir como membro oficial da Otan, porém necessitaria de aprovações essenciais para este caso. A mídia local apenas anunciou que era Bolsonaro que pediu para o Brasil fazer parte da Otan, sendo que o pedido foi apenas para ter prioridade mesmo estando fora da Otan (como sempre, a mídia comprada local, desinformando logo que recebe a notícia, e informando sem querer a verdade em novas matérias).

Segue link com maiores informações da própria Folha de São Paulo:
https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/07/trump-designa-brasil-como-aliado-preferencial-dos-eua-extra-otan.shtml

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.