ADS

Destaques

Fala-se tanto em plástico, canudinho, mas ninguém lembra que o detergente também é um vilão?

Rio de espuma de detergente em Pirapora do Bom Jesus

Muito se fala a respeito de canudinhos de plástico, copos descartáveis, e muitas outras coisas e mitos, mas, o que o olho não vê, o coração não sente, não é mesmo? Bom, até agora.

Acontece que quando você passa a utilizar mais produtos duráveis, como copos de vidro e etc, você utiliza produtos como detergente, sabão, que possuem elementos tensoativos, que promovem a quebra da resistência entre elementos líquidos como o óleo e a água, fazendo com que o óleo se misture a água.

Este produto desta reação entra pelo ralo da pia e segue para o esgoto, mas se não bem cuidado, este esgoto pode acabar seguindo caminhos incorretos, como nos rios e mares, e nestes lugares, estes produtos prejudicam o oxigênio que existe nas águas, e a espuma impede que a luz entre para ajudar os animais aquáticos.

Algumas aves possuem uma espécie de óleo em suas penas para garantir que consigam boiar nas águas, mas elas também sofrem com o detergente: o mesmo age no óleo, fazendo com que a ave se molhe, ficando mais pesada, ajudando a se afogarem.

Além disto, alguns detergentes utilizam tensoativos derivado do petróleo, não muito comum atualmente, e proibido pela Anvisa para os produtos domésticos, que exigem que se utilizem produtos tensoativos biodegradáveis.

Além do tensoativos que fazem tanto mal para a vida aquática em geral, ainda temos outros produtos adicionados ao detergente e ao sabão que fazem reação com cálcio e outros elementos mais duros, que não reagem apenas com os produtos já presentes ali.

Alguns destes produtos adicionados, nas águas, fazem estimular a produção de algas marinhas acima do normal, consumindo mais oxigênio, prejudicando ainda mais o meio-ambiente, ficando totalmente descontrolado e irregular, já sem oxigênio por tensoativos, e por excesso de consumo pelas algas.

Enquanto governos se preocupam com canudinho, gastando tempo na câmara pensando em um elemento, esquecem que agora esbarraram em um novo problema: o detergente e o sabão, que precisam obrigatoriamente passar por um processo de limpeza do esgoto de forma completa, e não deve jamais vazar para rios e mares, preservando a vida, peixes, oxigenação das águas, e o entorno delas.

Apesar de ser escasso os conteúdos relacionados ao plástico e detergente nas fontes pela internet, aparentemente temos mais problemas com o que não vemos, do que com o que conseguimos ver, mas, sabemos que tudo isto poderia ser melhorado com práticas de reciclagem extremamente eficientes, assim como tratamento de todo o esgoto, que infelizmente, ainda hoje, não é uma verdade.

Referências:
Sabão e detergente: conheça seus impactos ambientais
O que é pior: usar copo descartável ou gastar água e detergente para lavar o de vidro?
Espuma com mais de três metros de altura - 

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.