ADS

Destaques

"Governo brasileiro é neofascista", diz Dilma

Dilma, ex presidente do Brasil, que sofreu impeachment por improbidade administrativa

Sem saber do que fala, a ex-presidente Dilma, afirma que o governo é "neofascista". Mas o que vem a ser "neofascista"?

Neofascismo foi um movimento posterior à Segunda Guerra Mundial que visava incorporar aos sistemas políticos as ideias fascistas, uma ideologia que inclui elementos significativos do fascismo.

O neofascismo geralmente também inclui (não está associado diretamente): nacionalismo, nativismo, anticomunismo e a oposição ao sistema parlamentarista e à democracia liberal.

Alguns regimes pós-Segunda Guerra Mundial, descrevem neofascistas com a natureza autoritária, e fascinação pela ideologia e rituais fascistas.

O Fascismo por si só, é uma ideologia ultranacionalista e autoritária, caracterizada pelo poder ditatorial, repressão da oposição por via da força (torturas, guerras), e apesar de divergências até mesmo dentro dos grupos desta ideologia, em geral, desprezam a democracia eleitoral e pela liberdade política e econômica, crença numa hierarquia social natural do domínio das elites e o desejo de criar uma comunidade do povo em que os interesses individuais sejam subordinados aos interesses da nação.

Ou seja, tudo até aqui, só me lembra de uma coisa: a esquerda. A Dilma falou exatamente o que ela é de fato e de verdade, ela sim é uma, ao menos, mais próxima do termo de "Neofascismo" do que o governo atual, que luta pela liberdade econômica, destravamento da economia, e respeita a democracia, e não é um tweet aqui ou ali que fará deixar de ter o respeito. Mas o termo "Neofascista", de fato, é tão radical, que nem a Dilma merece este apelido.

O governo atual entrou por meio de uma crise de corrupção instaurada no país, e nestes sistema que todos conhecem como corrupto. E isto não é algo que se possa negar, o final do governo do PT, foi uma lástima, derrubando o PIB, projeções, perdendo vários índices de credibilidade financeira no mundo inteiro, e causando fome e desemprego, pois o Bolsa Família não é uma ajuda que realmente ajuda, mas só serve para alienar as pessoas para não trabalhar, e não se desenvolverem.

Veja também:
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/24/internacional/1569357402_229825.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Neofascismo

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.