ADS

Destaques

A ascensão do PSL

Bolsonaro comemorando o resultado da convenção que o escolheu como sendo candidato à presidência pelo PSL.

O Partido Social Liberal (PSL), partido do atual presidente Jair Bolsonaro, sempre foi um partido com baixa popularidade, e representatividade em todos os lugares por todo o país, e sempre tentou alcançar melhores posições no âmbito político há muitos anos.

Foi fundado em 1994, e com 24 anos de existência, já tentou emplacar a presidência, mas não alcançava nem 0,06% dos votos, sendo sempre massacrado pela mídia tradicional, mediante falas de Luciano Bivar, presidente do partido.

O presidente do partido Luciano Bivar, conseguiu se candidatar a deputado federal pela primeira vez em 1998, e naquela época, não conseguiu eleger nenhum senador.

No ano de 2002, o partido recebeu destaque após eleger o primeiro governador: Flamarion Portela, pelo estado de Roraima.

Em 2006, tentou lançar o próprio presidente do partido como candidato a presidência do Brasil, e chamou atenção por ter o maior patrimônio declarado no TSE.

A campanha tentava polarizar um novo lado, entre PT e PSDB.

Em 2010, o PSL tentou novamente lançar uma candidatura própria com o economista Américo de Souza, mas acabaram desistindo quatro meses antes da eleição.

Já em 2014, o PSL decidiu apoiar a coligação "Unidos Pelo Brasil" apoiando a candidatura do ex-governador de Pernambuco: Eduardo Campos. Mas no dia 13 de agosto, veio a falecer em um acidente aéreo que também deixou outros 6 mortos. Com isto, o partido decidiu escolher Marina Silva, que acabou não agradando a todos, e ficou em terceiro lugar.

Em 2015, passou por uma reestruturação interna, que ao passar dos anos, acabou dividindo o partido, principalmente com a entrada de Bolsonaro, após recusar de ir para o partido Patriota, no dia 5 de janeiro de 2018, e em 22 de julho de 2018, foi escolhido como candidato pelo partido com 96 votos.

O partido a partir da saída do "Livres", composta por ex-integrantes do PSL contrários a Bolsonaro, lançou mão de suas raízes sociais-liberais, para adotar posições conservadoras, porém adotando ainda um modelo de economia livre, e "conservador nos costumes".

Bolsonaro no dia 28 de Outubro foi eleito o 38º Presidente do Brasil, com 55,13% dos votos válidos, sendo o primeiro presidente eleito pelo PSL. Com a vinda de deputados de outras legendas para o partido, ultrapassou o PT, e tornou-se a maior legenda na Câmara dos Deputados.

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.