ADS

Destaques

O que vem a ser a liberação de exportação de madeira in natura?

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no sábado (23) que estudará a liberação da exportação de madeira "in natura", que atualmente é proibido por lei.

A afirmação veio após dizer "É melhor exportar de maneira legalizada do que de forma clandestina.".

Alguns estão criticando a ação do governo, dizendo que irão exportar madeira "in natura" da Amazônia, mas esta informação é falsa.

Atualmente existem várias empresas que atuam com madeira "in natura" dentro do país para produção de produtos, como a empresa CBI Agropecuária Ltda que fornece este tipo de madeira para várias usinas de tratamento em todo o país.

As árvores são plantadas de forma legal, e reflorestadas, em um processo já conhecido de produção de árvores para todos os diversos fins.

Mas pela lei, é proibido a exportação deste tipo de madeira, sendo obrigatoriamente o uso pela indústria em produção de algum produto para só então ser exportada. A matéria prima, que é a madeira "in natura", pelas leis atuais, são restritas a produção industrial interna.

Isto pode prejudicar os produtores de Eucalipto, que ficam concentrados apenas no mercado interno, sem ter exposição ao mercado internacional.

Fonte: Reuters e CBI Agropecuária.

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.