ADS

Destaques

OCDE quer explicações do Brasil para denúncias de Sérgio Moro

Sérgio Moro

Após a saída do ex-ministro da justiça Sérgio Moro, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo que integra países desenvolvidos, informou que requer explicações do governo sobre as graves denúncias de corrupção do presidente Jair Bolsonaro, de acordo com informações do site O Tempo, sobre um programa da BBC Brasil.

Drago Kos, responsável pela área anticorrupção da OCDE, diz que as denúncias são muito graves, no que diz respeito a interferência do presidente nas ações da Polícia Federal, e na interferência políticas das investigações.

Sérgio Moro saiu do governo dizendo que o presidente Jair Bolsonaro queria trocar o diretor geral da Polícia Federal para ter acesso a relatórios de inteligências em andamento e de investigações sigilosas, interferindo na atuação do departamento de segurança, e que não aceitaria permanecer no cargo caso o diretor fosse substituído por caráter político.

Bolsonaro em seguida, negou todas as acusações publicamente em um discurso realizado às 17hs, dizendo que a PF prioriza o caso de Marielle Franco, ao invés de investigar quem tentou o matar (o presidente) durante as eleições, dizendo que seu caso é mais fácil de ser investigado já que o responsável pela tentativa está preso.

Horas mais tarde, Sérgio Moro veio ao twitter falando a respeito de que não cedeu a chantagem para trocar o diretor para ter uma cadeira no STF, e divulgou prints de mensagens trocadas com o presidente, onde o mesmo pedia informações sobre investigações da PF que estavam ocorrendo sob sigilo, e outro caso com a deputada Carla Zambelli, oferecendo ajuda para indicação ao STF em setembro, caso aceitasse a troca do diretor da PF.

Moro não aceitou a troca do diretor da PF em nenhum momento, e deixou claro que não seria moeda de troca, e espera, com sua saída, que no seu lugar, estejam pessoas técnicas, e não políticas, para que não haja interferência nas investigações.

Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/dirigente-da-ocde-diz-que-brasil-tera-de-explicar-graves-acusacoes-de-moro-1.2329091

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.