ADS

Destaques

Ministro da educação Weintraub não fala nada ao depor ao STF

Abraham Weintraub, Ministro da Educação, 2019

O atual ministro da educação foi chamado para prestar depoimento sobre o que ele falou na reunião ministerial que foi divulgada na mídia, e, para não realizar provas contra si mesmo, decidiu usar o seu direito de ficar calado durante o interrogatório.

A mídia em geral fez um corte da fala do ministro colocando em pauta apenas a parte que ele fala: "Botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF", mas apesar de ter ficado em silêncio, ele já falou para outras pessoas sobre o caso dizendo que realizaram a desvirtuação do que ele disse.

Vendo o contexto completo da parte onde ele fala, realmente temos uma opinião competente, mas deixamos o vídeo aqui para que possa ter suas conclusões, sem os cortes realizados pela mídia.


Veja a seguir, a transcrição do áudio da fala de Weintraub:

"Em 3 anos através do Onix eu conheci o presidente. Nestes 3 anos eu não pedi um único conselho, não tentei promover minha carreira, me ferrei na física, ameaça de morte na universidade, e o que me fez naquele momento embarcar junto era a luta pela liberdade - eu não quero ser escravo neste país - e acabar com a porcaria que é Brasília, isto aqui é um "canco" de corrupção e privilégio - eu tinha uma visão extremamente negativa de Brasília. Brasília é muito pior do que eu imaginava. As pessoas aqui perdem a percepção, a empatia, a relação com o povo, se sentem inexpugnáveis.

Eu tive o privilégio de ver mais da metade deste time chegar, eu fui secretário executivo do ministro Onix, eu acho que a gente está perdendo um pouco deste espírito, a gente está perdendo a luta pela liberdade, e é isto que o povo está gritando, não está gritando para ter mais Estado, para ter mais projetos, para ter mais; o povo está gritando por liberdade.

Eu acho que é isto que a gente está perdendo, e está perdendo mesmo. O povo está querendo ver o que me trouxe até aqui. Eu, por mim, botava estes vagabundos todos na cadeia, começando no STF.
E é isto que me choca. É só isto presidente.

Eu realmente acho que toda esta discussão de "vamos fazer isto", "vamos fazendo aquilo", e eu vi muitos ministros que chegaram e foram embora, e eu percebo que tem muita gente com agenda própria, eu percebo que tem, assim, tem um jogo que é jogado aqui, mas eu não vim para jogar o jogo, eu vim aqui para lutar. Eu luto e me ferro, estou com um monte de processo aqui no comitê de ética da presidência, eu sou o único que levou processo aqui.

Foi um absurdo o que está acontecendo aqui no Brasil. A gente está conversando com quem a gente tinha que lutar. A gente não está sendo duro o bastante contra os privilégios, contra o calor do estado, e é, eu realmente "tou" aqui de peito aberto como vocês sabem disto, levo "tiro", odeio o Partido Comunista [censurado por decisão judicial] que está querendo transformar a gente em uma colônia, este país não é; odeio o termo "povos indígenas" odeio este termo, odeio; "povos ciganos", só tem um povo neste país; quem quer não quer segue em ré, é povo Brasileiro, só tem um povo, pode ser preto, pode ser branco, pode ser japonês, pode ser descendente de índio, mas tem que ser Brasileiro, pô.

Acabar com este negócio de povos e privilégios, só pode ter um povo, não pode ter ministro que acha que é melhor do que o povo, do que o cidadão, um absurdo, a gente chegou até aqui, o senhor levou uma facada na barriga, fez mais do que eu, uma facada, mas eu também estou levando bordoada e estou correndo risco, e fico escutando este monte de gente defendendo privilégio "teta", entendeu?

É isso, negócio, empréstimos, a gente está aqui para acabar com tudo isto, não para manter esta estrutura, e este é o meu sentimento extremamente chateado, pelo que eu estou vendo essa oportunidade se perder; eu sou evidentemente; estou no grupo dos ministros que está mais ligado com a militância evidente porque eu era um militante, eu estava militando de peito aberto, continuo militando, do ponto de vista de carreira eu poderia ter tentado me dar bem, mas não foi isto o que eu fiz, não foi isso que eu fiz.

Eu sei que isto é um palácio, existem tritas palacianos, estou sendo muito franco, e agente pode sim perder a liberdade, perder este país, ninguém vai se dar bem se a gente perder este país. Quem vai se dar bem são poucos, pouquíssimas famílias, pouquíssimas famílias, não se iludam, não se iludam, e é isso."

Bom, é óbvio que pegar o trecho curto e exclusivo para falar que estava falando mal do STF, quando na realidade a narrativa era referente a um contexto muito maior, que é a liberdade do Brasil, e o mesmo foi chamado para depor, devido o que ele mesmo expôs na reunião: a liberdade do Brasil.

Fonte: https://www.cartacapital.com.br/politica/weintraub-permanece-calado-em-depoimento-a-pf-no-inquerito-das-fake-news/ e https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/weintraub-fica-em-silencio-em-depoimento-sobre-ataque-ao-stf,2e60a7f15e2ba00d3405f579a43f0075gf46ohtn.html

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.