ADS

Destaques

Veto a prorrogação a desoneração na folha, mas o que é isto?

Economia

Em 2011, surgiu um projeto lei 12.546/2011 para 17 setores da economia para que ao invés de pagar um imposto sobre a folha de pagamento de seus funcionários com base no valor dos salários, fosse usada a base da receita bruta da empresa, beneficiando empresas que tem uma receita bruta menor.

Esta lei tinha um prazo de duração que terminaria em dezembro de 2020, mas o Congresso tentou prorrogar para o fim de 2021, item que foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, por recomendação de Paulo Guedes, ministro da Economia.

A Câmara dos Deputados agora estuda em derrubar o veto do presidente, para garantir que empresas não tenham um aumento de custos justamente agora na retomada da economia.

Com a derrubada do veto, o governo se vê obrigado a criar novos impostos para compensar o prejuízo, como impostos de transações financeiras, no estilo da antiga CPMF, já que com tantos benefícios que o governo já fez para conter a pandemia, o prejuízo aos cofres públicos pode ser de até R$ 1 trilhão, resumindo, perdemos em 1 ano a economia de 10 anos da reforma da previdência, que ainda nem foi pautada para entrar em discussão.

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.