ADS

Destaques

O racismo de Magazine Luiza em seu programa de trainee

Campanha Trainee 2021

O programa de trainees da Magazine Luiza foi divulgado na última sexta (18), mas deu o que falar: programa somente para "negros".

Alguns dizem que o racismo seria apenas se fosse uma seleção apenas para "brancos", mas o inverso, não é racismo, e isto gerou uma polêmica que durou o final de semana inteiro nos trends topics do twitter, com citações até mesmo de que Hitler não era racista, já que o racismo dele era para com Judeus "brancos", e que não houve casos de "negros alemães" em seus campos de concentração - termo também usado recentemente contra as manifestações de Black Lives Matter, nos EUA.

A empresa disse que a ação é uma "ação afirmativa", algo previsto em lei que prioriza "negros" para compor o "prejuízo de séculos passados" pela escravidão, e que tem como base uma nota do Ministério do Trabalho de 2018 em que permite tal ação.

Henrique Bredda, investidor institucional pela empresa Alaska Investimentos, que tem ações da Magazine Luiza em seu portfólio, saiu em defesa da empresa dizendo que a empresa geralmente abre os programas de trainee mas a participação de pessoas negras ou pardas é mínima, ou seja, a própria pessoa não acredita que irá passar pelo processo, e então por ter este complexo de inferioridade, nem sequer tenta participar. Argumenta que críticos devem ligar na empresa, entender o caso, e compreender o que eles estão tentando fazer.


Do outro lado, há conservadores que dizem que para Deus todos somos iguais, e que o racismo em qualquer tipo de situação é só uma tentativa de separar a população, e afirmar que realmente há pessoas melhores e piores, aumentando o racismo e a discriminação. Não se deve acabar com a discriminação realizando ações discriminatórias.

Outro caso é o racismo europeu, que define que a raça branca europeia é superior às demais raças (inclusive de outros brancos, como Árabes, Judeus, Asiáticos, e também aos Negros), e foi este o motivo para a colonização da África. Os brancos não tinham ódio dos negros, mas tinham pena. Eles achavam (incluindo Alemães, Ingleses, Franceses, Italianos e Portugueses) que aquele povo com aqueles costumes jamais chegaria a civilização moderna, e que deveriam ser ajudados lhe dando oportunidades, trabalho, e rapidamente os colonizadores começaram os plantios de café, chá, cana de açúcar e cacau, e ensinaram o trabalho de extrativismo mineral, com destaque para extração de ouro, ferro, chumbo, diamante, e outros minerais. Isto ajudou a região dos países europeus industrializados, que precisava de matéria-prima. Ou seja, a ação da Magazine Luiza se compara ao mesmo racismo estrutural da colonização: de dar oportunidades especiais para estas pessoas porque tem pena.

Também há deputados e magistrados entendem que houve um crime de racismo, de acordo com o artigo 5º da Constituição Federal, que diz: "Art. 5º, Caput, CF–“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes;”."

Os deputados Carlos Jordy e Daniel Silveira, entraram com representação pública para esclarecimentos sobre a ação referente ao programa de Trainees de 2021 da Magazine Luísa, e não entendem como sendo uma "ação afirmativa", pois diferentemente do que ocorre com cotas no sistema público e em universidades, onde a seleção em concurso público é aberta para todos participarem; neste caso, a discriminação ocorre já no início do processo, impedindo que pessoas de outras raças participem, não só "brancos" mas também "asiáticos", "amarelos", e então é sim considerado crime de racismo. Veja a seguir, os documentos da representação de Daniel Silveira com todos os detalhes:





Representação de Carlos Jordy - divulgação no twitter:

Toda esta discussão gerou uma grande repercussão na mídia, e uma enorme publicidade gratuita para a empresa, e o retorno do que é o racismo no Brasil em pleno ano de 2020.

Referências no Twitter:

Trainee Magazine Luiza 2021: https://twitter.com/magazineluiza/status/1307089647282122758, Carlos Jordy: https://twitter.com/carlosjordy/status/1307346246571622400, Carlos Jordy - Representação: https://twitter.com/carlosjordy/status/1308063267756150784, Daniel Silveira - Representação: https://twitter.com/danielPMERJ/status/1307429737820762127.

Referências:

Racismo Reverso - WikipédiaConstitução Federal - PlanaltoO que aconteceu com os negros alemães - G1, O início da colonização da África - Mundo Educação.

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.