ADS

Destaques

160 anos de caderneta de poupança

Dinheiro

Hoje (12), completa 160 anos da existência da caderneta de poupança, que no passado também serviu para ajudar escravos realizarem depósitos, guardar suas economias para que conseguissem "comprar" a alforria.

Criada no Rio de Janeiro, em 1861, se tornou a opção mais segura e simples de investimento da Caixa Econômica.

Até o ano de 1872, não era permitido que escravos abrissem a conta, mas com decretos criados na época, as contas de escravos eram abertas no nome do senhor, já que era necessária autorização do mesmo para o escravo abrir a sua conta.

Apesar de atualmente não esteja mais em seu período mais rentável, o rendimento é líquido e sem imposto de renda, e considerando a baixa taxa de juros atualmente, ainda assim é uma forma simples de investimento com liquidez diária, e sem taxa de performance.

A remuneração atual estão em vigor desde maio de 2012: para calcular é necessário observar o índice de 0,5% ao mês, sempre que a taxa básica de juros (Selic) for maior que 8,5% ao ano. (Atualmente a taxa está em 2% ao ano). Se for igual a 8,5% ou menor, deverá ser de apenas 70% do valor. Ou seja, dos 2% ao ano, a poupança rende apenas 70%: 1,4% ao ano, e cerca de 0,11% ao mês.

A prévia da inflação para 2020 foi de 4,23%, ou seja, a caderneta de poupança hoje te faz perder dinheiro e perder poder de compra, mas ainda assim é um dos meios mais usados pelos brasileiros para guardar suas economias, e apresentou crescimento de 25% conforme informado pela Caixa Econômica, provavelmente derivado dos depósitos do auxílio emergencial, e saques do FGTS.

Curiosidade sobre economia: Quando o governo divulga a prévia de poupança da população, não significa que seja apenas caderneta de poupança. Você pode ter uma poupança de suas economias mesmo fora da caderneta de poupança. A poupança de forma literal é tudo aquilo que você economiza para uso futuro.

Veja mais sobre caderneta de poupança e mais sobre inflação no site Agência Brasil.

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.