ADS

Destaques

Novo estudo aponta: refrigerantes adoçados artificialmente traz maior risco de morte para população


A ingestão de refrigerantes está relacionado a um aumento no número de casos de mortes prematuras e esta associação considera tanto os adoçados com açúcar comum como aqueles com adoçantes, porém este último, apresentam maior risco.

Foi feito um estudo de coorte em 10 países da Europa (Dinamarca, Alemanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e o Reino Unido). Foram selecionadas 451.743 pessoas no período de 1 de janeiro de 1992 até 31 de dezembro de 2000. A análise dos resultados foram feitas no ano de 2018.

Em comparação daqueles que tomavam refrigerante somente uma vez ao mês, aos que consumiam todos os dias refrigerantes adoçados artificialmente, o risco era de 26% maior de mortalidade, contra 8% para os da forma tradicional.

Uma relação desse estudo foi o aumento de 50% de mortes por doenças cardiovasculares relacionadas a ingestão de refrigerantes adoçados artificialmente.

Em conclusão o estudo apoia campanhas de saúde para a redução no consumo de refrigerantes.

Referência:

Mullee A, Romaguera D, Pearson-Stuttard J, et al. Associação entre consumo de refrigerantes e mortalidade em 10 países europeus. JAMA Intern Med. Publicado online em 03 de setembro de 2019. doi: 10.1001 / jamainternmed.2019.247


Nutricionista Amanda Machado
CRN-3: 5794/19

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.