ADS

Destaques

Bolsonaro pode ser o mais bem votado da história


Muitas pesquisas apontam que o vencedor poderá ser um candidato de esquerda. Porém, a metodologia utilizada nestas pesquisas também indicaram resultados errados no passado.

Se as eleições fossem feitas apenas pelas pesquisas, Haddad seria o escolhido em 2018, Aécio Neves seria o vencedor em 2014, Serra em 2010, Geraldo Alckmin em 2006, e Serra seria vencedor em 2002 com uma pequena margem entre Lula e Garotinho. Lula ganhou com 51 milhões de votos, o maior da história. No segundo turno, Garotinho apoiou Lula.

"Datafolha: Lula pára de crescer; Serra vai a 21% e Garotinho fica com 15%"

Mas o que pode estar de tão errado nestas pesquisas para conseguirem errar tanto assim? Bom, a estatística é uma ciência que busca encontrar a melhor metodologia para chegar aos melhores resultados. E geralmente fora da política, as coisas funcionam, e são usadas até mesmo para criar medicamentos, análises sísmicas para prevenção de terremotos, entre outros.

Há de se imaginar que a estatística realizada para a política, tenha interferências de algum tipo para que continuem errando. Uma pesquisa aliás que recentemente deu certo, foi do governo de Minas Gerais, Romeu Zema. E quando alguma acerta, é até motivo de notícia, já que chega ser um espanto quando elas funcionam para o cenário político.

Nenhum comentário

Deixei seu comentário, a sua opinião é muito importante.